Blog
Confira nosso conteúdo

Confira dicas para o transporte de veículos em condições extremas: Como lidar com climas rigorosos ou rotas desafiadoras

Transportar veículos é uma operação complexa que requer cuidado e atenção minuciosa, especialmente em condições extremas. Isso porque, seja devido ao clima rigoroso ou rotas desafiadoras, essa operação carece de planejamento cuidadoso, uso de equipamentos adequados e, em alguns casos, habilidades especializadas. Dessa forma, a atenção com todos os detalhes diante dessas adversidades, garante a segurança dos veículos transportados e dos operadores envolvidos.

Neste contexto, para compreender melhor este assunto, a seguir, abordaremos dicas para o transporte de veículos em condições extremas como climas rigorosos ou rotas desafiadoras. Confira:

Preparação do veículo

De modo geral, no transporte de veículos uma das principais preocupações é a exposição dos veículos a temperaturas extremas, as quais podem danificar principalmente a pintura e peças metálicas. Por isso, cuidados como a aplicação de camada de proteção anticorrosiva e a cobertura de áreas mais expostas com graxa auxiliam na prevenção de possíveis danos. 

Sendo assim, quando possível, utilize capas e lonas de alta qualidade, ainda mais em ambientes com neve, chuva ácida, poeira intensa ou sol extremo. Em virtude que, essa ação protege a pintura e bem como os componentes expostos.

Vale salientar, a importância de verificar os pneus antes do transporte, pois estes devem estar em boas condições e adequados para o trajeto,  além da necessidade de avaliar sua pressão e o estado da borracha.

Monitoramento e planejamento da rota

Conhecer bem as rotas antes do transporte é fundamental, sobretudo para identificar áreas com condições adversas, postos de apoio e possíveis desvios. Desse modo, ao conhecer as rotas, evita-se áreas com maior risco de deslizamentos, enchentes e avalanches, estabelecendo trajetos mais seguros. 

Além disso, vale monitorar também a previsão do tempo e, assim, manter-se atualizado com as condições das estradas em tempo real. Logo, apps de navegação e órgãos locais de trânsito geralmente oferecem essas atualizações.

Quando possível, planeje rotas alternativas para emergências, especialmente em áreas montanhosas ou propensas a nevascas e inundações.

Vale frisar que em rotas de longa distância, é recomendado que se conheça locais seguros onde o veículo possa ser estacionado, a fim de que o motorista consiga descansar e/ou alimentar-se tranquilamente. 

Treinamento e experiência do motorista

Os motoristas que enfrentam condições climáticas adversas, precisam de  treinamento para manobrar em situações de pouca visibilidade, estradas escorregadias e condições de baixa aderência.

Além do mais, torna-se um diferencial que os motoristas possuam habilidades de navegação e leitura de terreno, em áreas desérticas, nevadas ou montanhosas, para que consigam identificar sinais de perigo, como avalanches, tempestades de areia ou enchentes.

Transporte profissional

Transportadoras experientes e especializadas no transporte de veículos, normalmente conhecem as melhores práticas e rotas para cada tipo de condição. Assim como, possuem seguros apropriados para cobrir eventuais danos. 

Neste sentido, conferir se o seguro cobre danos causados por condições climáticas extremas, acidentes e outros riscos específicos, garante maior segurança durante as operações tanto para o proprietário quanto para o transportador.

Prevenção em climas quentes

Em geral, o superaquecimento é um problema comum em climas quentes. Por essa razão, o ideal é verificar o nível de fluido do radiador e, se possível, instalar ventiladores adicionais para ajudar na circulação do ar.

Lembrando que as altas temperaturas aumentam a pressão nos pneus dos veículos, o que pode levar a estouros. Antes de iniciar a viagem, o certo é avaliar a calibragem correta e monitorar a temperatura dos pneus durante todo o transporte. 

Portanto, lidar com o transporte de veículos em condições climáticas rigorosas ou rotas desafiadoras demanda uma combinação de preparação técnica, experiência do motorista e um plano bem estruturado de contingências. Por isso, seguindo essas orientações, o transporte de veículos  tende a ser mais seguro e eficiente, reduzindo riscos e imprevistos durante o percurso.