Os desafios logísticos enfrentados pelas empresas de transporte são vários e modificam conforme o tipo de carga, região de operação e infraestrutura disponível.
As empresas de transportes enfrentam desafios logísticos complexos diariamente, as quais impactam bastante na eficiência operacional, nos custos e bem como na satisfação dos clientes.
Dessa forma, torna-se fundamental que as empresas do setor adotem medidas e estratégias logísticas que possam solucionar os gargalos existentes e garantir que as operações sejam realizadas com sucesso.
Diante disso, a Central Transportes aborda sobre os desafios logísticos enfrentados pelas empresas de transporte e o que elas podem fazer para superá-los.
Gestão de frota e otimização de rotas
A gestão eficaz da frota geralmente é um dos maiores desafios para as empresas de transporte. Dado que, cuidar da frota de veículos vai além de comprar e mantê-los, uma vez que é necessário realizar manutenção constante, acompanhar seu desempenho operacional, entre outros.
Devido a isso, o monitoramento da carga referente à sua localização, estado dos veículos e comportamento dos motoristas são fatores considerados cruciais para garantir a eficiência do processo.
Além do mais, as soluções tecnológicas como sistemas de rastreamento via GPS e softwares de gestão de transporte (TMS – Transportation Management System) ajudam na otimização de rotas, além de contribuir diretamente na redução do tempo de viagem e minimizar custos operacionais.
Flutuação nos custos de combustível
Os preços do combustível são outros aspectos desafiadores. Pois, as empresas têm sofrido com as variações nos valores que tem ocorrido, especialmente nos últimos anos e com uma certa frequência. Com isso, esse tipo de flutuação impacta nos custos do frete do transporte de cargas, tornando-o, em alguns casos, oneroso.
Por essa razão, para lidar corretamente com essa instabilidade, é preciso adotar estratégias consideráveis como a manutenção preventiva da frota, uso de combustíveis alternativos e negociação de contratos de abastecimento a longo prazo a fim de mitigar os impactos financeiros.
Infraestrutura rodoviária e trânsito
De maneira geral, a infraestrutura rodoviária brasileira é precária, tornando um entrave significativo para a logística. Em virtude que, os buracos, estradas mal sinalizadas e congestionamentos aumentam o tempo de entrega e os custos de manutenção dos veículos.
Neste contexto, visando minimizar esses e outros impactos negativos, as empresas investem em planejamento logístico avançado, utilizando sistemas de previsão de trânsito e escolhendo rotas alternativas.
Segurança no transporte
Um assunto ligeiramente preocupante para o setor de transporte, refere-se aos roubos e extravios de cargas que ocorrem em determinadas estradas do país.
Desse modo, a segurança deve ser tratada como assunto de extrema importância, a partir de ações que possam aumentar os cuidados e evitar roubos durante o transporte de mercadorias.
Em razão disso, dentre algumas medidas essenciais estão o uso de monitoramento em tempo real, escolta armada em rotas de risco, além de treinamentos para motoristas com relação aos procedimentos de segurança.
Sazonalidade e demanda variável
Oscilações de mercado é um desafio logístico que pode dificultar a previsibilidade das atividades do setor. Posto isso, para que possa aprimorar essa questão, muitas empresas diversificam os segmentos atendidos e utilizam análise de dados para previsão de demanda. Dado isso, evitam-se estoques excessivos ou a falta deles em períodos de alta nas vendas.
Regulamentações e burocracia
As regras de transporte também podem se tornar um empecilho na eficiência das operações. Pois, as regulamentações variam entre regiões, segmentos e países exigindo uma atenção especial à documentação exigida na hora do transporte. Assim, é comum que invistam em softwares de gestão documental com o intuito de evitar atrasos e penalidades.
Portanto, superar os desafios logísticos requer investimentos em tecnologia, planejamento estratégico e boas práticas operacionais. Dado que, empresas que adotam soluções inovadoras conseguem melhorar a eficiência, diminuir seus custos e aumentar a satisfação dos clientes, além de assegurar maior competitividade no mercado.